
20 Abr Comunicação eficaz na rede
A Internet veio revolucionar o funcionamento das sociedades e das relações, sendo hoje um veículo privilegiado de comunicação. Mas para tirar o máximo partido, é importante comunicar bem!
É impossível pensar o mundo sem a Internet! A “rede mundial de computadores”, que surgiu no auge da Guerra Fria a partir de pesquisas militares, está inteiramente presente na nossa vida. Através de um simples clique, indivíduos comunicam com o outro lado do mundo, com quem podem trocar experiências pessoais e empreender trocas comerciais.
A Internet está presente nas escolas e nas universidades, nas empresas e na esmagadora maioria das casas, possibilitando o acesso a informação quase ilimitada. A democratização da informação é apontada como uma das grandes mais-valias da rede, ainda que a qualidade da informação seja discutível em alguns casos.
Hoje, preenchem-se formulários administrativos à distância, fazem-se cursos online ‘dentro e fora’ do país, participa-se em fóruns de discussão. Trabalha-se a partir de casa, com um simples laptop, ou de uma ilha paradisíaca, ao sol.
A internet criou os digital nomads e transformou leitores em usuários. E assume um papel cada dia mais relevante como veículo de comunicação entre indivíduos – que trocam informações e experiências, quer através de redes sociais ou blogs e sites com perfil de ‘diário’ –, e entre público e empresas ou prestadores de serviço.
Neste último caso, o fenómeno tem originado um crescente número de plataformas onde profissionais dão a conhecer os seus serviços, com apoio a textos de sua autoria sobre temas relacionados. Informam sobre assuntos, aconselham e sugerem.
Mas se é verdade que a Internet conquistou totalmente o mundo, o mundo ainda não tira inteiramente partido da Internet, pois não domina ainda o seu ambiente.
Em grande parte, continua-se a escrever para online como se escreve no papel, quando o digital tem uma linguagem própria. Adquirir as ferramentas para comunicar melhor, de forma clara e mais atraente, pode ser a última fronteira para muitos profissionais que pretendem fazer-se ouvir. E, assim, aumentar o tráfico das suas páginas e possíveis clientes.